O que são?

As lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas óticos. Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e são uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes de contato apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos. No mercado existem inúmeras opções como: lentes de contato gelatinosas esféricas para uso diário, descartáveis, tóricas, multifocais, filtrantes, terapêuticas, coloridas, lentes de contato rígidas de todos os materiais, siliconadas, fluorcaronadas, híbridas, flexíveis etc. Por isso a escolha deve ser orientada por um oftalmologista. Através de uma minuciosa avaliação do estilo de vida e da fisiologia do olho do paciente é possível descobrir a lente de contato mais indicada para cada problema.

Também é fundamental um teste de adaptação, que consiste em:

Medição da curvatura da córnea (ceratometria);

Ocasionalmente, é feito o mapeamento da superfície (topografia) e medida da espessura corneana (paquimetria); Refração inicial para determinação do grau das lentes;

Colocação de lentes de contato de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos;

Nova refração, com as lentes de contato de teste;

Avaliação da adaptação das lentes de contato de teste com o aparelho chamado “lâmpada de fenda”;

Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda.

Outras medidas importantes são as orientações para a colocação, manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão. Assim, além de usufruir de uma excelente qualidade visual, o paciente também evita riscos de contaminação através de bactérias, fungos e outros tipos de problemas em virtude de uma adaptação inadequada.